notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Setúbal tem condições para ser uma potência turística

Ao longo da minha vida tive oportunidade de visitar algumas dezenas de locais nos mais diversos pontos do mundo, da Rússia aos Estados Unidos, de Israel a Cuba, passando naturalmente por diversas outras nações europeias, africanas e asiáticas.
Em todos os locais por onde andei não vi apenas coisas perfeitas, não vi somente gente abastada, não vi somente coisas bonitas, vi de tudo um pouco!
Em função do que pude observar conclui que Portugal em geral e Setúbal em particular foi bafejada com a sorte de ter características ímpares que com um pouco de trabalho e algum jeitinho a podem colocar no topo do turismo internacional.
Tenho para mim que esta linda região tem sido uma espécie de patinho feio daquela “Grande Lisboa” quando nada temos a ver com a tal margem Sul, (marginalizada) devendo-nos apresentar orgulhosamente como aquilo que efetivamente somos, a bela região sedeada na margem norte do Sado.
Com o calor eles começaram a chegar como andorinhas e logo pela manhã tive oportunidade de apreciar um grande grupo de turistas de língua inglesa que se dirigiam para um dos mais belos mercados portugueses, o nosso Mercado do Livramento.
A seguir ao almoço, foi a vez de me cruzar com mais de uma centena de jovens adolescentes espanhóis que se dirigiam para o centro de canoagem no Parque Urbano de Albarquel.
Setúbal tem todas as condições para se tornar num local de atração turística nacional e internacional, onde os turistas possam acorrer aos milhares. Saibam os setubalenses colaborar, recebendo bem quem nos visita, alindando os seus espaços de residência, sendo interventivos pela positiva e procurando deixar o espaço onde residem ou trabalham sempre melhor do que o encontraram.
Saibam os nossos governantes, autarcas que nos governam e aqueles dos partidos da oposição trabalhar efetivamente em prol da nossa terra colocando o coletivo acima de interesses pessoais ou partidários.
Saibam as outras forças com capacidade interventiva, nomeadamente a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e o Parque Natural da Arrábida e do Estuário do Sado ajudar a desenvolver este espaço que nos viu nascer.
Queiramos todos fazer a nossa parte, cada um segundo as suas forças, capacidades e talentos e não terei quaisquer dúvidas, porque é mais aquilo que nos une que o que nos divide enquanto setubalenses, que a nossa terra que tem conhecido um desenvolvimento como há muito não se via, poderá a curto prazo ser uma referência turística não só a nível nacional como até internacional.
Posso estar enganado, posso estar a ser utópico, mas estou em crer que com o empenhamento de todos os setubalenses, acredito sinceramente que o que acabei de dizer pode ser uma realidade, porque efetivamente esta nossa região tem boas pernas para andar.
Rui Canas Gaspar
2015-maio-15
www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário