notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 29 de maio de 2015

No seu próprio interesse usufrua das coisas de Setúbal

Quando eu era um jovem escuteiro, o sábio chefe Joaquim Oliveira incentivou-me a cantar, tal como o fez com milhares de outros jovens que tiveram o privilégio de o ter como dedicado dirigente e diligente educador.

Por isso mesmo as canções escutistas e populares eram ouvidas frequentemente na nossa sede, cantávamos à volta da fogueira, nos nossos “fogos de conselho” nos muitos acampamentos e cantávamos nas caminhadas de mochila às costas, para que não se notasse as dores nas pernas.

E dizia o Chefe Joaquim: “Um povo que não canta é um povo triste e um povo triste é um triste povo”.

De facto, pelas nossas bandas, hoje é raro ouvir-se uma boa gargalhada e um caso raro ouvirmos alguém cantar enquanto trabalha, ou mesmo nos seus momentos de lazer.

A música é indispensável para o equilíbrio emocional do ser humano e viver sem ela é de facto como viver nas trevas daí que frequentemente me lembre desta célebre máxima proferida por aquele velho chefe, que felizmente ainda se encontra entre nós.

Hoje, sexta-feira 29 de maio de 2015 tive a oportunidade de ver passar pela Avenida Luísa Todi um desfile de centenas de crianças e jovens setubalenses, evento integrado num outro bem mais vasto que dá pelo nome de Festival de Música de Setúbal.

E é por isso mesmo que vos convido a consultar o programa deste magnífico evento de modo a que possam aproveitar ao máximo o que Setúbal presenteia a todos os que nos visitam ou estão por cá, independentemente dos seus gostos e do escalão etário a que pertençam.

No vosso próprio interesse aceitem o convite  e usufruam do que Setúbal tem para oferecer, porque como aconselhou  o Chefe Joaquim,  “Um povo que não canta é um povo triste e um povo triste é um triste povo”. E se não cantam pelo menos usufruam da música que esta terra tem para vos oferecer.

Rui Canas Gaspar
2015-maio-29

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário