notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 13 de maio de 2015

“É prá manhã, bem podias fazer hoje”


A foto é da autoria de António Cunha Bento, um empenhado e bem conhecido setubalense que a publicou no facebook, no grupo da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, com a seguinte nota:

 “É claro que somos leigos, mas... não somos cegos. Este é o estado em que se encontra a torre de São Julião. Já foram alertadas as entidades há algum tempo. O pior é se um dia... a "casa cai"!

De facto, não me parece que seja necessário ser um grande entendido na matéria para se constatar que o estado em que se encontra aquela parte da edificação está por demais perigosa.

Poderão dizer os “entendidos” que aquilo já está assim há bastante tempo. É verdade! Como também é verdade que a opinião pública já foi alertada por mais do que uma vez, por diversos canais, tal como as autoridades responsáveis.

Em meu entender, a entidade ou entidades que têm responsabilidade sobre esta edificação deverão, se é que já não o foram, ser urgentemente notificadas pelos serviços de fiscalização camarários, ou pela Proteção Civil Municipal e, em última análise, dada a importância histórica da edificação e o perigo que ela representa deverá a Autarquia avançar com a obra de consolidação, com caráter de urgência, apresentando depois a conta a pagamento a quem de direito.

O facto é que se um destes dias houver notícia de alguma tragédia em pleno centro de Setúbal ocasionada pela queda total ou parcial da torre ninguém com responsabilidade poderá assobiar para o lado dizendo que ignorava o estado desta edificação religiosa.

Há que atacar o problema enquanto é tempo, porque neste como em tantos outros casos como este hoje já é tarde e amanhã… Bem, amanhã, será como cantava o saudoso António Variações “É prá manhã, bem podias fazer hoje, porque amanhã não sabes se vais cá estar”.

Rui Canas Gaspar
2015-maio-13

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário