notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Cem anos ao serviço do caminho-de-ferro

No dia 1º de maio de 1915 algumas dezenas de pessoas, seguramente técnicos que trabalharam na obra e quadros da Companhia de Caminhos de Ferro, juntavam-se frente à boca de entrada norte do recém-construído túnel de Quebedo para registar uma importante efeméride.

A maior parte destes homens usavam chapéu como era hábito na época. Porém, podemos ver na foto que ficou gravada para a posteridade, a chapa metálica colocada naquela peça masculina, indiciando que o seu utilizador era funcionário da companhia ferroviária.

O registo foi captado à boca do escuro túnel, com cerca de uma centena de metros de comprimento que atravessava a cidade por baixo do miradouro de S. Sebastião.

A entrada do túnel encontrava-se decorada, neste dia festivo, com duas viçosas palmeiras emprestando um ar de alegria àquele momento tão importante para o desenvolvimento de Setúbal em particular e do país em geral.

Vencido este obstáculo natural a linha de caminho-de-ferro poderia avançar para Sul, junto ao Sado, logo se construindo pouco depois da sua saída, nas Fontainhas, a nova estação de Setúbal-Mar.

Para que fosse possível avançar com os trabalhos da Linha do Sul a Câmara Municipal de Setúbal foi autorizada pelo Governo a cobrar novas taxas tendo por objetivo o financiamento da obra.  

Tratava-se de um importante projeto datado de 30 de abril de 1903, da responsabilidade do engenheiro Augusto César Justino Teixeira, o qual seria alvo de aprovação superior em 6 de julho de 1903, apresentando-se então como o primeiro troço da Linha do Sado.

A ligação até Alcácer do Sal só entraria oficialmente em funcionamento no dia 25 de maio de 1920. Depois, daí o comboio seguiria rumo ao Algarve, completando a linha do sul, após ter vencido em Setúbal aquele obstáculo natural que no primeiro de maio se registaria em fotografia para a posteridade.

A jovem República Portuguesa, com apenas cerca de cinco anos de existência, via desta forma assinalada, em Setúbal, graças à inauguração de uma importante obra de vulto, a efeméride em que muitos milhões de trabalhadores comemoravam o seu dia, um pouco por todo o mundo.

Rui Canas Gaspar
2015-maio-01

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário