notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Uma oportunidade para beneficiar uma área da cidade

45.000 euros é o preço que  está a ser pedido pela comercialização da casinhota em ruínas que se encontra encostada ao Aqueduto dos Arcos.

São setenta e tal metros de área de implantação num terreno que rondará os 300 metros quadrados.

Nada mais poderá ali fazer do que reconstruir o que lá está, portanto não vale a pena conjeturar ou engendrar o que quer que seja.

Porque se trata de um espaço que pode ser recuperado, para colocar à vista mais uns metros do Aqueduto dos Arcos, em minha opinião a casa deveria ser demolida e o terreno incorporado no Parque dos Arcos.

Mas… das duas quatro:

1ª Ou o dono daquele espaço oferece-o à cidade para incorporação no jardim.

2ª Ou um mecenas compra e faz uma doação à Autarquia com a mesma finalidade.

3ª Ou a Câmara paga o valor permitido por Lei e procede à expropriação para integração no espaço público.

4ª Ou então o Executivo permuta aquele espaço com um outro terreno camarário e liberta o vetusto aqueduto daquele mono ou de outro que ali venha a ser reconstruído.

Se devidamente negociado penso que todos poderíamos sair a ganhar:
A cidade via recuperado mais um espaço histórico.

Quem eventualmente comprar aquilo para habitação deixa de estar sujeito a que lhe entre uma qualquer viatura pela casa dentro, atendendo à perigosa localização da edificação.

Se alguém adquirir a velha casa com o objetivo de fazer dali algum negócio, bem pode esperar sentado à espera do cliente, atendendo igualmente à sua localização.

No caso de permuta o proprietário poderia ficar com outro espaço mais fácil de negociar e provavelmente por melhor preço.

É claro que tudo o que aqui disse é a minha opinião e minha convicção, sem qualquer intenção que não seja a de partilhar a informação, dado que desconheço em absoluto quem será o proprietário do prédio, não conheço a mediadora que está a intermediar o negócio, nem sequer sei se a Câmara Municipal tem algum plano de intervenção preparado ou em preparação.

Como tal, a minha opinião de cidadão livre e independente vale o que vale e nada mais do que isso.

Rui Canas Gaspar
2015-abril-16

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário