notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 4 de abril de 2015

Será que o símbolo da União de Freguesias de Setúbal também é brasileiro?

Conduzia o meu carro por uma das nossas artérias citadinas quando a carrinha que ia na minha frente parou devido àquele sinal vermelho que, precisamente naquele momento de alguma pressa decidiu mostrar a sua indiscutível autoridade.

Aproveitei aqueles poucos minutos de pausa para poder apreciar, com algum pormenor, o logotipo que identificava a viatura da frente como pertencente à União de Freguesias de Setúbal.

Um barco à vela no centro de um círculo de onde ressaltam as cores verde, azul e amarelo, poderão representar as serras, o mar e a terra, envolvendo as atividades piscatórias elemento característicos da nossa terra.

Porém, é sabido que as nossas cores nacionais são o vermelho e o verde e que as cores oficiais do Brasil são o verde, amarelo e azul-marinho e eram estas últimas as tonalidades que ressaltavam daquele símbolo que agora identifica a União das Freguesias de Anunciada, São Julião e Santa Maria.

O barquinho à vela é outro elemento que podemos ver, como disse, no centro do novo logo. Nada de anormal, não fosse ele idêntico àquele outro “caíque” que podemos admirar num painel de azulejos colocado em Olhão retratando o barco que partindo daquela localidade rumou até terras de Santa Maria para transmitir ao rei de Portugal, ali refugiado, que os franceses de Napoleão Bonaparte tinham ido embora, depois de terem feito algumas patifarias por aqui.

Mas, é um facto que os algarvios podem ter alguma coisa a ver com Setúbal, pois foi dali que vieram os habitantes que povoariam a zona poente, nomeadamente o popular Bairro de Troino. Também o tal caíque poderá, se quisermos, ter algo a ver connosco, é que o rei como forma de agradecimento pela boa-nova nomeou um dos três mensageiros como o primeiro capitão do Porto de Setúbal.

Se o criativo artista que concebeu o logotipo é português ou brasileiro desconheço, se a simbologia tem algo a ver com aquilo que me veio à mente não faço a mínima ideia. Também é um facto que não encontrei em lugar algum a explicação da simbologia do novo símbolo adotado pela U.F.S.

Mas, por isso mesmo e, sem querer questionar, alterar, ou criar qualquer tipo de polémica sobre o emblema que identifica a minha Freguesia não deixo de aliar o novo logo não só a Portugal mas também ao Brasil, o que não deixa de ser uma feliz coincidência atendendo ao elevado número desses nossos irmãos que Setúbal tão bem soube acolher.

Rui Canas Gaspar
2015-Abril-04

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário