notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Parece que em Setúbal para sermos ricos só nos falta o dinheiro

Ainda não se deram por concluídas as obras que têm vindo a ser levadas a efeito na esburacada Avenida Alexandre Herculano  e artérias limítrofes e já se está a anunciar a existência de um grande projeto de remodelação para a Avenida 22 de Dezembro, aquela que fica no lado oposto à Alexandre Herculano, com o Parque do Bonfim entre elas.

O novo projeto com orçamento que ultrapassa os 300 mil euros, prevê a supressão do parqueamento automóvel existente debaixo das bonitas laranjeiras que alindam e dão sombra à placa central, devendo os seus proprietários ir estacionar os pópós algures na zona dos Arcos.

A placa central será então ajardinada. Mas, antes disso acontecer a avenida será toda esventrada para substituição dos antigos coletores que por ali passam.

É suposto que os autores do anunciado projeto saibam que por debaixo dessa avenida também corre a Ribeira do Livramento e mexer ali, embora para a engenharia nada de especial possa acontecer, mas o mesmo não dirão os financeiros…

Gostaria de ver a minha cidade, sobretudo a zona envolvente do Parque do Bonfim, repleta de bonitas e bem cheirosas laranjeiras, um símbolo da nossa terra, num local onde outrora eram abundantes.

Porém, acho sinceramente que não só não irei ver esta minha ambição concretizada, como igualmente temo pela vida daquelas dezenas de árvores emblemáticas setubalenses que se encontram na tal placa central com profunda transformação anunciada.

Não sou contra o progresso, nem me oponho a mudanças de visual, desde que tenhamos verba para isso. Mas aprendi desde muito pequeno com o povo da minha terra uma importante máxima: “quem não tem dinheiro não tem vícios” e, pelos vistos, metal sonante é coisa que não abunda por estas bandas, embora tenhamos por cá alguns artistas que para serem ricos só lhes falta o dinheiro.

Rui Canas Gaspar
2015-abril-17

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário