notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 26 de abril de 2015

Oito anos separam estas duas fotografias

Cada dia que passo pelas instalações daquela que foi a 7ª Bataria mais degradado vejo este espaço de património tão rico quer do ponto de vista material, quer do ponto de vista da sua invulgar panorâmica.

Vândalos que nada mais sabem fazer, encarregam-se de destruir tudo o que encontrem pela frente, enquanto que outros rapinam tudo o que seja vendável, nomeadamente o metal. E, ali, nem os fios de cobre que se encontravam enterrados para as transmissões internas escaparam.

Se as peças de artilharia ainda lá estão é porque são demasiado pesadas para serem transportadas, no entanto, até as velhas ventoinhas que amenizavam um pouco o ar dentro das estruturas metálicas há muito que desapareceram.

Se repararem nestas duas fotos, uma de 2007 e outra de 2015 verificarão que até o pequeno painel de azulejos que identificava a Unidade Militar sumiu. Aliás, foi uma das primeiras peças a desaparecer. Espero bem que tenham sido os militares que a retiraram e que a tenham levado para o museu.

Uma lástima, o estado em que se encontram estas amplas instalações dotadas de um tremendo potencial para os mais diversos fins, nomeadamente os relacionados com o turismo.

Até quando vamos assistir ao delapidar do património construído com o dinheiro dos nossos impostos? Se o Estado não tem capacidade para manter as estruturas, pois então que as venda com a condição de que sejam recuperadas num determinado período de tempo.

Como está é que não é nada! E é escusado gastar-se tempo e dinheiro a colocar vedações de rede metálica, porque isso é alimentar os malfeitores. O que interessa é dar uso ao edificado nem que seja passando para aquele espaço parte dos serviços do próprio Parque Natural da Arrábida, um destacamento da Guarda Nacional Republicana, ou mesmo um posto avançado dos Bombeiros.

Mas, no país onde ainda impera a burocracia e onde em cada Serviço, ou Departamento temos um reizinho todo poderoso à frente não me parece que estas sugestões possam passar da mais pura utopia!...

Rui Canas Gaspar
2015-abril-26

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário