notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 26 de março de 2015

O “castelo” de São Filipe continua encerrado ao público

Àquela hora não vi por ali javalis nem raposas, mas, do lado de fora alguns gatos encontravam-se de volta de embalagens contendo restos de comida ainda fresca junto aos dois contentores de lixo.

O portão fechado a cadeado com este virado para a parte de dentro e uma espreitadela para o interior, avistando-se uma viatura indiciavam que havia gente no interior do Forte de São Filipe.

A pousada existente no seu interior tinha encerrado no dia 1 de novembro de 2014 com o pretexto de irem ser levadas a cabo obras de consolidação das estruturas degradadas do forte, as quais podiam pôr em risco alguns espaço da velha fortaleza, local de particular atração turística.

Vários setubalenses manifestaram, por altura do encerramento da unidade hoteleira, o seu ceticismo com a cessão da sua atividade e logo foi comentado que aquele importante estabelecimento, explorado pelo Grupo Pestana, fechava portas para não mais voltar a abrir.

Mas, de facto, não é assim!

Os trabalhos começaram e as diversas entidades envolvidas no processo conjugaram esforços tendo a Câmara Municipal de Setúbal a coordenar a ação.

Equipas de trabalho especializadas procederam à reparação de fissuras no exterior do imóvel, enquanto nos seus subterrâneos, não visitáveis, foram desenvolvidos trabalhos de consolidação das estruturas.

O Grupo Pestana, entidade que gere as Pousadas de Portugal e que no nosso país é líder na hotelaria, tratou de avançar com os trabalhos de melhoramento e remodelação da elegante pousada por si explorada e em pouco tempo as obras desenvolvidas naquele emblemático espaço encontram-se prestes a ser concluídas.

O “castelo” continua encerrado ao público, mas as entidades envolvidas estão a envidar todos os esforços no sentido do mesmo poder ser reaberto, com as necessárias condições de segurança e com o aspeto digno próprio da sua vetustez.

Sendo assim e, atendendo ao bom desenvolvimento dos trabalhos teremos o nosso “castelo” de S. Filipe com a sua maravilhosa pousada apta a receber os seus hóspedes já no próximo mês de Maio deste ano de 2015, se não houver qualquer contratempo de maior.

Setúbal e aqueles que se empenharam nesta importante tarefa estão de parabéns pela eficiência que demonstraram na recuperação atempada de uma joia rara do nosso património edificado.


Rui Canas Gaspar
2015-março-26

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário