notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 11 de março de 2015

É sempre bom saber mais sobre as Coisas de Setúbal

Corria o ano de 1660 quando os frades da Ordem dos Carmelitas Descalços chegaram a Setúbal e porque ainda não tivessem instalações próprias onde ficar foi no Palácio do Duque de Aveiro que se albergaram.

Passadas que foram duas décadas, em 1680, o Rei D. Afonso VI concedia-lhes autorização para fundarem fundaram o convento que passaria a ficar conhecido por Convento de Santa Teresa de Jesus de Setúbal.

O enorme edifício viria a ser erigido nos terrenos arenosos junto ao Rio Sado, quase em frente à Praia do Seixal, tendo-se iniciado a construção em 1703.

No ano de 1727 este convento receberia a visita da Rainha Dona Maria Ana de Áustria, mulher de D. João V, acompanhada do seu séquito.

Há notícia de que os padres deste convento teriam prestado ajuda à população, aquando do grande terramoto de 1755 que destruiu parte das construções setubalenses.

Em 1834 no âmbito da “Reforma geral eclesiástica” empreendida por Joaquim António de Aguiar foram extintos todos os conventos, sendo os edifícios incorporados na Fazenda Nacional.

Presentemente o imóvel é propriedade particular, encontrando-se em bom estado de conservação e para quem não conhece a localização, saiba que fica pegado à Igreja da Anunciada, em Setúbal, com entrada pela Avenida Luísa Todi, a antiga Rua da Praia.

A imagem ilustrativa é parte de um recente painel de azulejos que encontramos no interior das instalações, datado de 1991.

Rui Canas Gaspar
2015-março-11

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário