notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Os papagaios de Troino

As canas eram cortadas em finas tiras, depois duas delas eram atadas formando uma cruz, colocava-se um fio à volta e forrava-se com papel de jornal, colado com sabão negro.

Alguns moços que tinham conseguido arranjar alguns tostões compravam uma folha de papel colorido na papelaria da Fonte Nova, fazendo um papagaio mais bonito, por vezes até com uma cauda de lindos laços de papel.

O fio de pesca era atado no meio e com o vento que se fazia sentir no alto do outeiro os papagaios e as goinhas esvoaçavam e os rapazes de Troino desafiavam-se uns aos outros para ver qual dos seus engenhos chegaria mais alto.

De vez em quando, quando menos se esperava, lá vinha um a pique e o trabalho de muitas horas lá ia para os anjinhos…

Era com esta e outras inofensivas brincadeiras que nesta altura do ano os moços setubalenses, dando azo ao seu engenho e arte se divertiam, no alto daquele outeiro por cima da “fonte da charroca” cujo nicho ainda podemos ver na foto, envergonhado e escondido por detrás dos contentores do lixo.

Era também do alto deste outeiro que a rapaziada, com os seus olhos de lince conseguia divisar e distinguir os barcos de pesca, que lá longe, para as bandas do Outão, vinham a caminho da lota. Se eles traziam escolta de gaivotas logo corriam a avisar as mães que os pais vinham aí e traziam peixe.

Era assim à pouco mais de meio século, quando as laboriosas gentes do bairro de Troino viviam na sua quase totalidade na dependência da pesca, especialmente da sardinha, que nesta altura do ano não se podia pescar por se estar em altura do defeso, uma medida ecológica que os pescadores e suas famílias tanto temiam.

Havia fome naquelas casas, mas alegria nas ruas, não entre os preocupados adultos, mas entre as ingénuas crianças que mesmo sem dinheiro conseguiam inventar e fabricar os seus próprios brinquedos.

Eram assim aqueles tempos que recordamos com saudade, mas que não queremos vê-los de volta.

Rui Canas Gaspar
2015-fevereiro-09

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário