notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

No P.U.A. há perigo para a navegação

No Parque Urbano de Albarquel a Câmara Municipal de Setúbal  adverte que a zona de praia é perigosa, que a mesma tem movimentação de embarcações e que para além disso as correntes marítimas ali são muito fortes, motivos mais que suficientes para todos termos muito cuidado, e quando digo todos estou a referir-me inclusivamente aos próprios Serviços Municipais.

De facto, o mar que tudo leva e tudo trás, brindou o areal do Parque Urbano de Albarquel com um enorme tronco, arrastado sabe-se lá de onde, e ali ficou na areia, até que uma qualquer maré o puxe de novo para água e o leve para algures.

Se há perigos que os homens do mar tanto temem é exatamente este dos objetos de grandes dimensões que se encontram à deriva, sendo que o embate numa embarcação pode ser fatal. Foi esse mesmo reparo que o meu pai, velho e experiente lobo-do-mar, fez questão de mencionar quando viu o perigo que ali se encontrava.

Não sei a quem cabe a responsabilidade de prevenir um eventual acidente motivado por aquele enorme tronco. Se à Câmara Municipal, se à A.P.S.S. o que sei é que uma qualquer maré poderá arrastá-lo para as águas do Sado e um qualquer barco poderá colidir com ele.

Parece que pelas nossas bandas não temos muito o hábito de prevenir, mas quando o acidente acontece corremos com toda uma panóplia de meios e recursos humanos quais operacionais sempre prontos e aptos a resolver situações por mais complicadas que sejam.

Mas meus amigos governantes, vocês que sabem a quem compete resolver este tipo de situação, tratem dela quanto antes, não vá acontecer o pior e depois não poderão argumentar com uma daquelas desculpas esfarrapadas a que já nos habituamos a escutar e que o nosso povo costuma rotular de “desculpa de mau pagador”.

Qualquer funcionário dos vossos Serviços, munido de motosserra, poderá cortar o tronco e removê-lo dali antes que o mar o faça com consequências imprevisíveis.

Rui Canas Gaspar
2014-dezembro-05

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário