notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

A propósito do rótulo de uma velha lata de conserva…

Numa pilha de embalagens quase desfeitas, de antigas latas de conserva, amontoadas sobre uma velha palete de madeira, ainda se consegue ver o rótulo de uma dessas latas de conserva que foram fabricadas em Setúbal e cujo lote se destinava aos consumidores norte-americanos.

Passados algumas dezenas de anos sobre o fabrico e embalamento deste lote, e depois de dois incêndios ocorridos  nas antigas instalações conserveiras, somos levados a concluir que alguém “ficou a arder” neste, ou no outro lado do Atlântico, onde o referido lote nunca chegou.

É que as conservas destinadas à Season Brand, sedeada em Nova Jersey, nunca lá chegaram, embora a empresa importadora ainda hoje continue a funcionar naquele Estado dos Estados Unidos da América e a marca ainda exista.

O que não existe a trabalhar é uma única fábrica de conservas de peixe, das largas dezenas que chegaram a laborar em Setúbal e onde esta deliciosa conserva do bom peixe da nossa costa foi outrora fabricada.

O abandono das instalações, as intempéries, o vandalismo e os fogos não foram suficientes para apagar completamente a memória de uma indústria e de um local onde outrora laboraram várias centenas de operárias especializadas nas diversas tarefas que culminariam com o nosso delicioso peixe a chegar à mesa de consumidores americanos.

Hoje, estas coisas  fazem  parte da história desta terra de gentes do rio e homens do mar, cujas memórias devem ser preservadas e passadas aos nossos filhos e netos, que nunca ouviram o alegre alarido dos ranchos de conserveiras, caminhando apressadas a caminho das fábricas que as chamavam ao trabalho com o som estridente das suas potentes sirenes.

Rui Canas Gaspar
2014-dezembro-25

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário