notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 4 de novembro de 2014

“Vejam Setúbal, tirem a prova, das Fontainhas, do Castelo à Fonte Nova”

Numa das digressões pelo velhinho e típico Bairro de Troino dei comigo a admirar a beleza das antigas casas de algumas ruas onde brinquei na minha infância.

E se muitas delas estão com uma deplorável apresentação devido às inestéticas pinturas que alguns pseudo artistas de rua teimam em lambuzar tudo o que seja parede, vidro, cantarias, etc. o facto é que fui surpreendido por um conjunto de casas cujas fachadas foram recentemente pintadas.

Passei, olhei e voltei atrás para melhor poder admirar aquele bonito conjunto que não resisti a fotografar e agora partilhar com os amigos.

Podemos admirar parte da rua que vai desembocar ao antigo Largo da Anunciada, para muitos setubalenses um nome desconhecido e que facilmente associarão a qualquer espaço perto desta atual Igreja.

Mas não, o antigo Largo da Anunciada é aquele que hoje é conhecido por Praça Teófilo Braga, e a antiga Igreja da Anunciada é onde atualmente se localizam as instalações da Cáritas Diocesana, antigo quartel dos Bombeiros Voluntários.

Já agora, saibam que nas instalações anexas à Cáritas, podemos ver o edifício do Paço Episcopal, um espaço que anteriormente também serviu como o Hospital da Anunciada.

Nesse edifício encontra-se uma placa, ali colocada em 14 de março de 1940 onde se pode ler a seguinte inscrição: “ Era aqui a enfermaria dos frades Arrábidos, onde em 14 de março de 1619 adormeceu no Senhor o mavioso poeta místico Frei Agostinho da Cruz”.

Vale a pena percorrer as antigas artérias desta cidade do rio azul e calmamente apreciarmos o que ela tem de bonito e de histórico para nos mostrar, focando-nos naquilo que é belo e tentando ignorar o que por ali se encontra a necessitar de uns sacos de argamassa e umas latas de tinta.

E como diz, e muito bem, a bonita canção do setubalense Mário Regalado: “Vejam Setúbal, tirem a prova, das Fontainhas, do Castelo à Fonte Nova”.

Rui Canas Gaspar
2014-novembro-11

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário