notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 18 de novembro de 2014

O vetusto Largo da Ribeira Velha em Setúbal

O Largo Dr. Francisco Soveral, antigo Largo da Ribeira Velha, é um espaço histórico setubalense que ao longo dos séculos tem sido alvo das mais diversas utilizações sendo que agora se apresenta bem diferente da foto captada em 1979 que aqui vos apresentamos e quando os automóveis ainda por ali podiam circular.

Trata-se de um espaço muito agradável, onde em tempos funcionou um concorrido mercado e onde agora podemos desfrutar de uns momentos de lazer numa das suas esplanadas.

Com a queda brutal do poder de compra, sobretudo entre a classe média portuguesa, a par de outros fatores de pormenor a baixa de Setúbal veio a perder visitantes. Agora, nos próximos meses talvez um pouco mais devido à abertura do Alegro.

Portugal cada vez é mais procurado pelos turistas e Setúbal não foge à regra, com as suas unidades hoteleiras a atingirem percentagens de ocupação muito significativas.

Certamente que os turistas não se deslocarão a Setúbal para ir visitar o Alegro, por muito bonito que se possa apresentar. Espaços como este existem um pouco por todo o lado, como também não virão visitar-nos para ver o miserável estado em que se encontra o Largo de Jesus, espaço fronteiro ao mais importante monumento que aqui temos e, muito menos, para ver edifícios degradados e vandalizados cobertos por nojentas pinturas.

Os turistas virão visitar ainda mais Setúbal quando a sua zona histórica estiver mais atraente, com fachadas devidamente pintadas, Igrejas abertas, edifícios devidamente iluminados, ruas asseadas, policiamento adequado e tudo aquilo que qualquer um de nós pode observar na zona histórica de uma qualquer cidade europeia de média dimensão.

Tenho para mim que Setúbal será a médio prazo um destino turístico muito mais procurado, mas para isso todos e cada um de nós terá de fazer a sua parte, quer passeando de quando em vez pela nossa zona histórica, quer fazendo algumas compras na nossa baixa, quer mesmo falando da nossa terra ressaltando os pontos positivos ao invés dos negativos.

Sei do interesse que existe por parte de alguns investidores de adquirirem edifícios na baixa de Setúbal, julgo saber que um dos maiores que por lá está fechado a breve trecho poderá entrar em obras para ali vir a funcionar uma unidade hoteleira com pastelaria no r/c.

Deixemos passar a euforia “alegriana” e passemos a dedicar um pouco mais de atenção à zona histórica, porque há clientela para tudo e para todos sem que por isso tenhamos de votar ao abandono as nossas raízes.

Tenho para mim que o vetusto Largo da Ribeira Velha será o ponto de partida para o rejuvenescimento da nossa baixa, que provavelmente passará a funcionar noutros moldes, até porque é bom não esquecer que esta “baixa” também no século XIX provavelmente mexeu com a vida de outros comerciantes e artífices que operavam na Rua dos Caldeireiros, dos Sapateiros, dos Ourives, etc. etc.

Rui Canas Gaspar
2014-novembro-18

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário