notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Não deve ser fácil ser jardineiro em Setúbal

Tenho observado o empenho com que um “batalhão” de jardineiros têm vindo a cuidar daquela que provavelmente será a maior zona ajardinada da cidade de Setúbal, a nossa Avenida Luísa Todi.

No entanto, estes profissionais enfrentam também os seus problemas que passam frequentemente pelo furto de algumas plantas recém-colocadas, provavelmente por parte de pessoas que desejam enfeitar as suas varandas com bonitas floreiras.

São também os vândalos que passam por cima dos canteiros floridos destruindo as plantas, sem se darem ao trabalho de atravessar nas zonas próprias para o efeito.

Mas, talvez o maior inimigo dos jardineiros sejam os pombos, aquelas aves que muitos de nós gostamos e que não dão tréguas a quem quer manter a cidade bonita.

Mal os jardineiros acabam de colocar as sementes de relva e aí estão eles logo a debicar, tratando de fazer desaparecer boa parte da sementeira e, quando encontram uma pequena abertura na relva, aqueles bicos parecem escavadoras em ação.

Estive a observar no Parque Urbano de Albarquel uma destas “brigadas” em plena ação e nunca tinha reparado na velocidade com que dão cabo de um enorme pedaço de relvado, deixando à sua passagem um conjunto de pequenas crateras.

Parece que os jardineiros se quiserem ver o seu trabalho progredir terão de tomar medidas urgentes, como seja a cobertura das sementeiras com rede, por exemplo, no caso dos pombos.

Quanto aos apreciadores das suas plantas, bem o melhor mesmo é a Autarquia pensar em ofertar umas floreiras e colocar à disposição algumas plantas para que os apreciadores possam decorar as suas janelas ou varandas.

Em relação aos vândalos a esses pouco ou nada há a fazer a não ser que voltem a ser instituídas as brigadas dos homens do varapau que em tempos idos punham ordem nas nossas antigas localidades, dado que policiamento é coisa difícil de alguém dar conta nesta cidade, exceção feita, para o trânsito, não para ajudar na fluidez do mesmo mas sim para atuar em assuntos mais  importantes especialmente aqueles que tenham a ver com o setor financeiro…

Rui Canas Gaspar
2014-outubro-15

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário