notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Eu tive parte do tesouro de Troino

Em Setúbal, no dia 20 de maio de 1957, os trabalhadores esforçavam-se manipulando enxadas, pás e picaretas abrindo a vala ao longo da Rua Fran Pacheco, antiga Rua Direita de Troino, para ali colocarem as manilhas que iria permitir àquela antiga artéria da cidade dotar-se do necessário saneamento básico.

Conjuntamente com a terra que retiravam da vala vinha um pouco de tudo, sobretudo pedaços de cerâmica e até ossadas humanas, atendendo a que as escavações decorriam relativamente perto da antiga Igreja da Anunciada, na Praça Teófilo Braga.

Não é de admirar que se encontrassem muitos vestígios de épocas passadas, até porque a cidade teria sofrido três fortes terramotos em 1531, 1755 e 1858 que a teriam afetado profundamente, destruindo muitas das suas edificações.

A determinado momento dos trabalhos a picareta de um operário bateu num objeto de barro, destruindo-o e, do seu interior verteu uma torrente de pequenas moedas de bronze. Tratava-se de uma ânfora romana contendo milhares de moedas.

O insólito achado causou natural burburinho com toda a gente a querer apossar-se de moedas. Eram miúdos e graúdos a tentar deitar a mão a tantas quantas pudessem levar. Houve até quem emprestasse uma alcofa a um conhecido colecionador que residia ali perto para transportar uma enorme quantidade.

A notícia chegou às autoridades e da primeira esquadra saiu correndo um polícia que soprando o seu apito mandava sair daquele local todos que não fossem trabalhadores.

Uma segunda ânfora seria então descoberta contendo 7.090 moedas, enquanto da primeira foram oficialmente contabilizadas 11.091. As moedas seriam então recolhidas e encontram-se em exposição no Museu da Cidade de Setúbal.

O tesouro é composto por moedas de bronze, cunhadas entre 253 e 363 d.C. à exceção de uma moeda republicana cunhada entre 187 e 155 a.C.

Alguns outros milhares de moedas foram levadas pelos populares antes da chegada das autoridades, pelo que o tesouro romano encontrado na Rua Direita de Troino continha muito mais peças do que aquelas que são oficialmente mencionadas.

Eu tinha nove aninhos, também lá estive com outras crianças de Troino e também trouxe uma parte do tesouro romano. A mim calhou-me, imagine-se, uma moeda.

Rui Canas Gaspar
2014-outubro-13

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário