notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Um bom início de dia no Rio Sado

Esta quinta-feira, 25 de Setembro mais parecia uma bela manhã de Primavera que um dos primeiros dias de Outono deste ano de 2014 quando cerca de meia centena de jovens da Escola Secundária de Palmela liderados pelos seus professores entraram nas transparentes águas do Sado, que hoje refletiam o lindo azul do céu.

Nas areias do Parque Urbano de Albarquel, os jovens receberam as primeiras instruções sobre como manusear as pagaias que haviam de impulsionar os caiaques e, poucos minutos depois estavam com as embarcações na água.

Achei curioso verificar a facilidade com que o professor se relacionava com os alunos, nesta aula pouco comum nas calmas águas do Sado.

Rapidamente percebi que esse professor era o meu amigo Casaca, aquele rapazinho com que me relacionei nos Escuteiros nos idos anos 60 e que para além de ter absorvido toda a dinâmica proporcionada pelo método escutista, desenvolveria também a sua capacidade de navegar nas águas do Sado, tornando-se um conhecido canoísta.

Os barcos de pesca regressavam a Setúbal com o resultado da pescaria da madrugada quando os jovens estudantes palmelenses começaram a deslizar pelas tranquilas águas na direção da foz do Sado.

Foi um bom início de dia, o ter a possibilidade de acompanhar parcialmente uma aula diferente, no nosso rio azul, uma aula ministrada por um amigo setubalense e velho irmão Escuta.

Rui Canas Gaspar
2014-setembro-25

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário