notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Parque da Bela Vista uma joia preciosa da cidade de Setúbal

Localizado na zona nascente de Setúbal, logo após o Bairro da Bela Vista, vamos encontrar o amplo Parque da Bela Vista que com os seus dez hectares de área é o maior espaço verde da cidade sadina, tendo sido aberto ao público no ano de 2003.

Com acessos pelas Avenidas da Bela Vista ou pela Belo Horizonte este magnífico espaço, de amplos e bem cuidados relvados encontra-se polvilhado de grandes zonas sombreadas pelas enormes copas de pinheiros mansos e por alguns sobreiros.

A vista que daqui se desfruta é soberba, podendo-se apreciar o Sado, Troia a Arrábida e naturalmente a cidade, especialmente se subirmos ao ponto mais alto onde se encontra a recuperada capelinha.

Pistas de manutenção, dois campos de futebol, dois de barquete e dois de ténis formam um conjunto simpático para os amantes destas modalidades. Um espaço de máquinas de ginástica completa aquela zona, apoiado por um simpático bar e um espaço de balneário.

Foi com natural curiosidade que reparei num outro espaço, entre as copas dos pinheiros. Uns cabos de aço de atravessamento e uma ponte suspensa. Construções próprias para treino de bombeiros ou escuteiros experientes. Aliás é de referir que o único monumento existente no parque é precisamente a homenagear o Movimento Escotista, uma iniciativa da Associação dos Escoteiros de Portugal.

Adultos e crianças por ali passeiam descontraidamente mas, sobretudo vi muita gente a tentar manter a boa forma física. Por isso  este parque só por si já faz bem não só ao corpo mas sobretudo ao espírito.

Tomei um sumo fresco no bar e conversei um pouco com o simpático comerciante, um culto alentejano dotado de um fino sentido de humor e excelente conversador, radicado em Setúbal há cerca de 45 anos. Este homem tem o condão de nos fazer esquecer o tempo que por ali paramos.

Fiquei agradavelmente surpreendido com o que vi, pois nunca tinha penetrado no interior deste soberbo espaço verde, tendo passado por várias vezes junto à sua vedação. Desta vez entrei e ainda bem!

Se Setúbal consegue surpreender até quem por cá nasceu não é pois de admirar que o consiga fazer com facilidade quem nos visita.

De facto o Parque da Bela Vista é uma joia preciosa da nossa cidade de Setúbal e seguramente haverá muitos setubalenses que tal como eu nunca o visitaram. Por isso, vale a pena vir descobrir a cidade do rio azul, que tal como a nossa Arrábida, não se revela, vai-se revelando.

Rui Canas Gaspar

2014-setembro-04

Sem comentários:

Enviar um comentário