notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 21 de setembro de 2014

Conhece o CORAL LUISA TODI ?
Há mais de meio século que o Coral Luísa Todi, canta e encanta não só os setubalenses, mas outros portugueses espalhados um pouco por todo o território nacional e até no estrangeiro.

O grupo que é sem dúvida a voz melodiosa de Setúbal.

Foi formado em 25 de outubro de 1961 por Maria Adelaide Rosado Pinto e Aurélio Lino da Conceição Fernandes, dois ilustres setubalenses ligados à música. Ela, uma talentosa pianista e filha do compositor setubalense Celestino Rosado Pinto. Ele, aos 12 anos já integrava o Orfeão Cetóbriga, onde seu pai era responsável.
O Coral Luísa Todi teve a sua primeira aparição pública no dia 30 de julho de 1963, quando uma vasta plateia o ovacionou no Cine Teatro Luísa Todi.

Nesse dia marcante o novo agrupamento da cidade do rio azul, teve a apresenta-lo o setubalense de coração Dr. Cabral Adão.

O memorável  espetáculo teve duas partes distintas aquela em que cantou a solo e a outra na qual foi acompanhado pela Orquestra Ligeira Sinfónica da FNAT.

O coral Luísa Todi, que dispõe de excelentes instalações próprias é de facto uma verdadeira Instituição que muito honra a cidade e os setubalenses, sendo reconhecida como Instituição de Utilidade Publica e galardoada com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal, Classe Cultura.

Para além do Coral Luísa Todi (adultos) a Instituição conta ainda com o Coral Infantil, o Coral Juvenil e o Conservatório de Artes para além de outras meritórias atividades que desenvolve.

Setúbal, terra de gente ilustre, de nomes sonantes no campo das artes, tem no Coral Luísa Todi o seu embaixador cultural por excelência. Para ele, longa vida.

Rui Canas Gaspar
2014-setembro-21

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário