notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 1 de julho de 2014

Setúbal tem muito para descobrir e para nos contar

No início dos anos 60 do passado século XX era comum os escuteiros do Grupo 110, atualmente designado por  Agrupamento 59 do Corpo Nacional de Escutas, sedeado nas instalações anexas à Igreja de São Sebastião em Setúbal, acamparem em diversas zonas circundantes da cidade.

Entre esses diferentes locais o Grupo acampou por varias vezes nos campos da Bela Vista, onde hoje se localiza o bairro com o mesmo nome.

Aí costumavam abastecer-se da água proveniente de uma “mina”, que distava algumas centenas de metros das então famosas águas da Bela Vista, sendo comum ouvir-se dizer que as águas dessa nascente eram tão boas como as outras.

A água da Bela Vista, a única que se explorou comercialmente em Setúbal de forma engarrafada, era captada a nascente da cidade, na quinta que tem o seu nome e onde hoje se localiza o supermercado Lidl.

A sua exploração oficial começou em 1944 sendo esse o ano em que foi concedido o alvará que permitia aos seus proprietários a exploração do poço aberto duas décadas antes, em 1920.

A água, classificada como “água de mesa” era leve e ligeiramente mineralizada e a sua exploração terminou, por motivos que desconheço, em finais dos anos sessenta ou princípios de setenta, antes da revolução de 25 de abril.

Setúbal é uma terra cheia de tradições de histórias de curiosidades e onde muita coisa está ainda por descobrir e por contar.

Rui Canas Gaspar
2014-julho-01
www.troineiro.blogspot.com


Sem comentários:

Enviar um comentário