notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Os Dez Mandamentos regressam ao Luísa Todi


Poucos dias antes de  24 de julho de 1960 pelas ruas da cidade de Setúbal foram distribuídos panfletos anunciando a inauguração do Cine-Teatro Luísa Todi, uma das mais modernas salas de espetáculos de Portugal.

O evento revestiu-se de tal importância que teve a honra de ser presidido pelo Presidente da República, Almirante Américo Tomás tendo estado também presente no importante evento o Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Gonçalves Cerejeira.

O novo espaço, de traça modernista, construído no local onde outrora teria funcionado outro emblemático edifício, o Teatro D. Amélia, tem projeto assinado pelo arquiteto Fernando Silva, autor de obras revelantes como o Hotel Sheraton e Cinema São Jorge, em Lisboa.

Em 1989 a Câmara Municipal de Setúbal adquiriu este espaço e mais tarde levou a cabo profundas obras de melhoramentos e ampliação que culminou com a reabertura deste magnífico espaço em 15 de setembro de 2012.

O filme que inaugurou em 1960 a nova sala de cinema era o que de melhor se tinha feito até então e ainda hoje continua a ser uma obra ímpar da sétima arte: Os Dez Mandamentos, da autoria de Cecil B. DeMille, que contou com os maiores intérpretes da época como Charlton Heston, no papel de Moisés.

O filme foi dos mais dispendiosos até então realizados e os meios empregues foram colossais, desde os 15.000 animais necessários, até aos milhares de figurantes passando pelos meios técnicos inovadores a que não faltou uma máquina especial emprestada pela Força Aérea Egípcia destinada a criar ventanias.

E é precisamente este filme que será rodado na segunda-feira, dia 28 de julho deste ano de 2014, como forma de comemorar o 54º aniversário da inauguração deste emblemático espaço sadino.

Pelas 21,00 horas o Fórum Municipal Luísa Todi espera por si e oferece-lhe a possibilidade única de assistir gratuitamente a este clássico da sétima arte, que há mais de meio século estava em destaque em todo o mundo e que também fazia notícia na nossa cidade.

Rui Canas Gaspar
2014 – Julho – 21


Sem comentários:

Enviar um comentário