notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Agremiações centenárias da cidade de  Setúbal

Setúbal é uma terra que teve um crescimento populacional significativo nos  últimos anos, pelo que não deixa de ser curioso apreciar que nesta terra de gentes do rio e homens do mar tivessem sido criados tantos clubes recreativos, culturais  e desportivos, tendo chegado até aos nossos dias alguns deles com mais de um século de vida.

- O Club Setubalense é o decano dos clubes setubalenses, porquanto nasceu em 12 novembro 1855 e estava vocacionado para o convívio e a cultura da elite setubalense.

- A Capricho Setubalense, fundada em 22 novembro 1867 direcionou a sua ação sobretudo para a área da música e nasceu a partir da fusão de duas outras agremiações os “amarelos” e os “vermelhos”.

- A Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense seria fundada oficialmente em 22 março 1899 teve por base uma outra agremiação designada por “Operária”.

- Já aquele que os setubalenses gostam de apelidar de “O ENORME”, o Vitória Futebol  Clube foi fundado em 20 novembro 1910. Foi o primeiro a nascer após a implantação da República, sendo designado inicialmente como Sport Victória.

- O Ateneu Setubalense  é o mais jovem clube centenário sadino, foi fundado em 19 de maio 1914 e tinha como finalidade a educação e cultura, tendo entrado já este ano, de forma muito discreta, para o clube das centenárias agremiações.

A próxima coletividade a entrar no restrito grupo das coletividades centenárias setubalenses são os conhecidos alvinegros, o popular clube União Futebol Comércio e Indústria, fundado em 24 de junho de 1917 por empregados da indústria conserveira e do comércio que dela sobrevivia.

O próximo membro será o Clube Naval Setubalense que terá de esperar mais meia dúzia de anos para se juntar aos clubes centenários, porquanto só viu a luz do dia em 6 de maio de 1920, graças ao entusiasmo do Comandante Afonso O’Neill.

E para ilustrar este pequeno apontamento nada melhor que um grupo de atletas do Naval, em “fato de trabalho” num tempo não muito longínquo em que as senhoras iam a banhos um pouco mais compostas do que algumas das suas conterrâneas que hoje mais encaloradas vão a banhos usando apenas uma pequena tanga, aqui bem às portas da nossa cidade.

Rui Canas Gaspar
2017-julho-09


Sem comentários:

Enviar um comentário