notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 3 de junho de 2014

O Santa Maria Manuela, gémeo do Creoula, aportou a Setúbal

O Gazela, Argus, Creoula e Santa Maria Manuela são os quatro lugres ex-bacalhoeiros sobreviventes da chamada “Frota Branca Portuguesa” que nos gélidos mares da Terra Nova e Gronelândia pescaram durante largos anos o “fiel amigo” um peixe tão apreciado pelo povo português.

Dos quatro grandes veleiros, apenas o Gazela é construído em madeira, os três restantes têm o casco em aço, sendo que o Argus, foi construído em 1939 na Holanda e tem configuração muito semelhantes ao Creoula e ao Santa Maria Manuela, navios gémeos, lançados à água em 1937 e construídos lado a lado em Lisboa, nos estaleiros navais da CUF.

Depois de no mês de maio de 2014 o Creoula ter estado fundeado na Baía de Setúbal, em junho é a vez do seu irmão gémeo, o Santa Maria Manuela aportar às águas do Sado numa breve escala a caminho de Bordéus.

O lugre saiu do porto de Aveiro em 2 de junho de 2014, fez breve escala em Lisboa e no dia 3 aportaria ao cais nº 2, junto à doca dos pescadores. 

O navio visitante participou nas famosas campanhas de pesca à linha do bacalhau, ao longo de décadas, desde que foi lançado à água até aos anos 90 do século XX.

O Santa Maria Manuela, presentemente, é um navio de treino de mar, recuperado entre 2007 e 2010, propriedade da Pascoal uma empresa líder no mercado em soluções alimentares, nomeadamente na venda de bacalhau que neste momento utiliza o vetusto navio no turismo cultural de vocação marítima.

Eram 16,30 horas quando o Santa Maria Manuela passava frente ao farol do Outão para poucos minutos depois atracar ao cais nº 2 onde muitos setubalenses o esperavam munidos das indispensáveis máquinas fotográficas para captar este belo momento.

Rui Canas Gaspar
2014-junho-03


Sem comentários:

Enviar um comentário