notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Vejam Setúbal, tirem a prova…

Sem margem para dúvidas que ao porto da luminosa Lisboa podem aportar os mais modernos e enormes paquetes de cruzeiro vindos de todo o mundo, com os muitos turistas que se irão deliciar não só com os pastéis de Belém, mas sobretudo com o rico património histórico da capital portuguesa.

Mas, não tenhamos quaisquer dúvidas que é o porto de Setúbal que está vocacionado para receber os grandes barcos cargueiros que aqui podem embarcar e desembarcar as mercadorias não menos importantes para o desenvolvimento da economia portuguesa.

O nosso porto dispõe de capacidade mais que suficiente para atrair novos operadores portuários. Os seus cais estão dotados das necessárias infraestruturas de apoio a que até nem falta a ligação ao caminho-de-ferro para o transporte de mercadorias.

Os nossos cais são amplos e permitem sem quaisquer obras ou custos adicionais passar a receber, de entre outras, as milhares de viaturas do novo modelo a fabricar pela AUTOEUROPA destinadas à exportação.

Um pouco mais a poente, noutro espaço, temos capacidade para receber muito mais contentores do que atualmente o fazemos, igualmente sem ter de gastar mais dinheiro em novos aterros, ou construções, dado que tudo, ou quase tudo, está feito.

A par de tudo isto, dispomos das condições ideais para receber o grande número de embarcações de recreio que passam diariamente pela nossa costa, frente à nossa barra, sem aqui entrar.

Temos a capacidade técnica e os meios financeiros, se utilizarmos a inteligência, bem como as possíveis parcerias entre o poder público e os privados, de forma a poder fazer avançar a Marina de Setúbal que poderá representar mais um polo de desenvolvimento regional e local.

Se temos tudo isto, será que os políticos setubalenses estão a fazer tudo o que podem de forma a fazer ressaltar perante os órgãos governamentais as reais potencialidades desta região que tem vindo sistematicamente a ser preterida a favor de Lisboa?

Por exemplo, para quê construir mais um espaço para contentores a pouco mais de umas três dúzias de quilometros a norte do Sado quando aqui já o temos construído e em funcionamento?

Será que aqueles que nos têm andado a mandar apertar o cinto pensam que já estamos ricos e que podemos voltar ao tempo do despesismo, fazendo o que não necessitamos, como seja um outro cais para contentores junto às margens do Tejo?

Deixem de perder tempo e dinheiro com “estudos” e mais “estudos” técnicos senhores governantes deste nosso belo e laborioso país. Saiam dos vossos gabinetes e venham a Setúbal, observem e constatem o que aqui se diz e se houver algum investimento a fazer façam-no nesta terra de gente do rio e homens do mar, porque os valores a despender são pequenos e o retorno significativo.

Esta é a minha opinião discutida com gente da área e corroborada por eles. A sugestão aqui expressa vale o que vale, ela é fundamentada na constatação de um facto por parte de um leigo na matéria e troineiro de nascimento.

Rui Canas Gaspar

2014-maio-05

Sem comentários:

Enviar um comentário