notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Organizações José Rocha

Desde pequeno que me habituei a ouvir por terras setubalenses quando algo corria mal com algum evento por aqui realizado a expressão, isto ou aquilo mais não era do que: “Organizações José Rocha” . E ainda hoje eu próprio uso esse termo ouvido ao longo de décadas.

Porém, sempre me intrigou a origem de tal expressão, tendo-a sempre associado a algum hipotético cavalheiro, ligado ao ramo artístico, de nome José Rocha, organizador de festividades que de organização deixaria muito a desejar.

E foi a propósito da Meia Maratona de Setúbal, ao ver o vídeo partilhado na internet, observado o palanque montado a cobrir parte da pintura do “rapaz dos pássaros”, ao ler o comunicado camarário e ao tomar conhecimento da notícia publicada a propósito no jornal O SETUBALENSE, que naturalmente comentei com alguém familiarizado com a expressão: aquilo foi organizações José Rocha.

Curiosamente, parece que hoje, dia 15 de maio de 2014, a minha curiosidade ficou satisfeita ao tomar conhecimento de um panfleto editado em 1946, quando eu ainda não era nascido, anunciando um grande sarau à francesa, na União Setubalense, com o concurso  de José Rocha.

Pelos vistos o tal organizador, seria provavelmente um talentoso improvisador, a ponto da sua fama ficar gravada, tal como o “marreco” sempre fortemente apupado quando a fita se partia numa qualquer exibição cinematográfica no Casino Setubalense ou no Grande Salão Recreio do Povo.

Dão-me imenso prazer descobrir estas fabulosas pequenas coisas de Setúbal.

 Por me darem tanto prazer não quero deixar de partilhar este belo e histórico exemplar que teve o concurso das organizações José Rocha, que pelos vistos deixou sucessores na nossa cidade…

Rui Canas Gaspar


2014-maio-15

1 comentário:

  1. POis amigo Rui, esse senhor de quem falas, foi meu bisavô, antigo produtor de radio ( emissora nacional ), do celebre programa da altura Vozes de Portugal...

    Uma canhota, ( antigo escuta do 484 )
    Alberto Rocha Pereira

    ResponderEliminar