notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Cuidado com a mentira

É atribuída a Goebbels, o famoso político alemão que foi responsável pela propaganda na Alemanha nazi, a célebre máxima: “Uma mentira mil vezes repetida torna-se verdade”.

Soubesse eu que surtiria esse efeito e não deixaria de por mais 999 vezes divulgar aqui na internet a brincadeira que engendrei no dia primeiro de abril, o tradicional dia das mentiras. Poderia ser que todas aquelas inovações noticiadas como tendo sido iniciadas em Setúbal se tornassem realidades.

Se o texto que difundi naquele dia fosse passado noutra qualquer data que não a de 1 de abril, estaríamos em presença de uma notícia viral, isto a fazer fé no facto de que mesmo depois de eu ter esclarecido tratar-se de brincadeira, diariamente o texto continuar a ser compartilhado como verdadeiro.

As pessoas vibram com as boas notícias, com o desenvolvimento, com o progresso e se estes pormenores forem de proximidade, eles tornar-se-ão motivo de orgulho, daí a sua necessidade de compartilhar a novidade.

Muitos milhares de leitores gostaram e mais de meio milhar de pessoas partilharam esta falsa notícia. Mas, o mais curioso é que passado um mês sobre o seu desmentido ela não só continua a circular como a ser compartilhada por outras pessoas.

Para aqueles que por acaso não tiveram oportunidade de tomar contacto com esta falsa notícia aqui vai a ligação: http://troineiro.blogspot.pt/2014/04/com-verdade-me-enganas-revolucao-em.html

Mas não se esqueçam que se trata de ficção, a não ser que os nossos políticos queiram passar da ficção à realidade e nesse caso não me importaria nada…

Com isto podemos aprender que temos de ter cuidado com o que se lê, porque se nem tudo o que luze é ouro, nem tudo o que parece é. E especialmente os políticos gostam muito de passar uma imagem de fantasia especialmente quando estão em campanha eleitoral.

Por tudo isto, todo o cuidado é pouco, porque colocando um pouco de verdade numa grande mentira poderá dar alguma credibilidade a um monumental embuste.

Rui Canas Gaspar
2014-maio-02



Sem comentários:

Enviar um comentário