notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 31 de maio de 2014

Barco EVORA

Em plena forma para mais uma época de cruzeiros no Sado

Já há alguns dias que não sou visto no meu habitual cais de atracação, a estacada nº 1, conhecida entre os antigos homens do mar por “estacada do carvão” por ser aí que desembarcava o carvão armazenado num enorme depósito, localizado onde hoje se situam os cacifos dos apetrechos de pesca dos pescadores.

Sei que muitos de vocês têm perguntado por mim, mas ainda não é desta que deixo o nosso Rio Azul para rumar para outras paragens, provavelmente menos agradáveis.

Passei cerca de sete meses atracado, devido às adversas condições climatéricas que nos últimos tempos serviu bem a farta população piscícola do nosso rio, porquanto foram muitos os microrganismos e as algas que se agarraram ao meu casco e hélices, dificultando desta forma a navegação, devido à natural redução de velocidade.

Embora a minha casa das máquinas e equipamentos sejam alvo de verificação e manutenção permanente, impunha-se limpar e pintar aquilo que não estava à vista e se encontra abaixo da linha de água. É que todos gostam de me fotografar por cima e raramente o fazem no meu casco, mas eu sou o barco EVORA tal como os alentejanos gosto muito da limpeza, quer por cima, quer por baixo…

E, por isso mesmo, numa longa viagem de várias horas, este “Velho Senhor do Tejo” deixou a “Baía dos Golfinhos”  onde gosto de navegar, qual “Cisne branco do Sado” e me dirigi para o estaleiro especializado nestas coisas, lá para o interior do Tejo, onde costumam tratar de mim convenientemente.

Na próxima semana estarei de volta, já preparado para levar a conhecer a nossa bela baía de Setúbal a muitas centenas de amigos, pequenos e graúdos, que me esperam para usufruírem das belezas ímpares da Baía dos Golfinhos.

Saibam então, que a exemplo do ano passado, terei a honra de iniciar em Portugal o mais importante evento que por aqui se realiza. A bordo estará o jet set nacional, aquele pessoal das revistas, das novelas, das televisões, do futebol, dessas coisas que o pessoal gosta de ver e cuscar… Lamentando que não possa levar todos os que o desejariam, mas embora seja de ferro, também tenho as minhas limitações, pois claro!

Bem, amigos gostei deste bocadinho de prosa, mas se desejarem saber mais alguma coisa sobre mim podem aceder a uma página que um dos meus amigos criou e que dá pelo endereço de www.barcoevora.blogspot.com

Enquanto não chego em plena forma ao meu cais, em Setúbal, dou-vos a novidade que no mesmo estará patente um velho amigo de longa data que valerá a pena visitar.

Mas, atenção porque ele estará apenas um dia e será na terça-feira 3 de junho deste ano de 2014.

Tchau amigos, para a semana lá nos encontramos no local do costume, abraços a todos deste vosso charmoso amigo a quem no distante dia 18 de julho de 1931, em Kiel, na Alemanha onde nasci, colocaram o nome de EVORA.  

Rui Canas Gaspar
2014-maio-31


Sem comentários:

Enviar um comentário