notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 8 de abril de 2014



O misterioso templo maçónico setubalense

No palácio Botelho Moniz, em Setúbal, onde hoje se encontram as Missionárias da Caridade (irmãs de Calcutá) organização cristã que apoia um conjunto de crianças carenciadas, podemos encontrar em estado bastante deteriorado um misterioso local, que muito provavelmente funcionou como um Templo da Maçonaria, a Gruta de Santo António.

A gruta de Santo António é uma construção em forma de galeria, podendo-se encontrar na sua entrada uma abertura em forma de cripta lembrando a entrada da Lapa do Médico, existente na Serra da Arrábida.

Sobre esta entrada encontra-se a inscrição “Porta de Santo António”.

O visitante entrava naquele espaço através de uma escada construída em ferro e envolta por uma estufa decorada com vidros coloridos.

Ao alto e de lado podemos observar uma entrada de luz com um pentagrama, o mais conhecido símbolo esotérico tão caro aos maçons, um símbolo que está também presente nos rituais e nos Templos.

O piso da gruta artificial desenvolve-se de forma nivelada num espaço interior e único em formato de corredor. Frente a cada vão de iluminação encontram-se painéis de forma oval, executados em azulejos de cor branca com cercadura em azul, imitando espelhos. Para completar ainda mais a beleza deste local um pequeno lago foi também construído no seu interior.

A gruta de Santo António é bem mais do que uma simples peça decorativa ela faz parte de todo um conjunto com significado oculto composto por um jardim iniciático ligado ao esoterismo e à maçonaria.

Esta estranha construção é baseada na alegoria da Caverna de Platão que no culto maçónico simboliza a criação do cosmos, do caos para a ordem, da escuridão para a luz.

A gruta teria sido construída para representar um templo maçon daí o poço iniciático de onde o iniciado teria de subir, vindo das trevas, para a luz, representada pelo terraço onde se encontravam reunidos encontrava um trono ocupado pelo mestre-de-cerimónias, passando pela zona intermédia representada pela escada protegida pela estufa.

Esta estranha construção, cujas janelas/miradouro podemos observar na Avenida General Daniel de Sousa, encontra-se em avançado estado de degradação, o que é verdadeiramente lamentável dado constituir uma peça única do nosso património edificado.

Rui Canas Gaspar

2014-abril-08

Sem comentários:

Enviar um comentário