notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 22 de abril de 2014

E assim nasceu o Clube Naval Setubalense

O Clube Naval Setubalense é uma antiga instituição sadina que dentro em breve comemorará o seu centenário.

A página oficial deste antigo clube dá-nos conta de como foi o seu passado e de como vive presentemente este Instituição que tem ajudado nos desportos náuticos tantas gerações de setubalenses.

Vale a pena conhecer um pouco da história dos primeiros anos deste quase centenário clube sedeado junto ao rio azul.

Foi em 6 de maio de 1920, dez anos depois da formação do Vitória Futebol Clube que graças ao entusiasmo do Comandante Afonso O’Neill, Dr. Carlos Botelho Moniz, Tenente Silva Escudeiro, Capitão Cassar, João Teixeira e Virgílio de Sant’Ana se formou este clube sadino direcionado para as atividades náuticas de lazer.

Nos primeiros tempos os pioneiros tinham o Sado para praticar as suas atividades aquáticas porém como não tinham onde reunir conseguiram resolver a situação graças à boa vontade dos bombeiros voluntários que lhes cederam uma sala nas suas instalações.

Perto do Rio Sado, onde hoje se localiza a Praça da República, existia naqueles tempos um barracão pertença da Câmara Municipal e os dirigentes do clube trataram de mover os seus melhores esforços, no sentido da Autarquia lhes ceder aquele espaço, esforço que foi compensado com o deferimento da sua petição.

O entusiasmo dos primeiros tempos era enorme e um ano depois, em 1921, nasce a ideia de se construir um hangar junto ao barracão pelo que os promotores trataram de obter a prévia concordância da Câmara Municipal.

Autorização já havia, faltava-lhes apenas um pequeno pormenor, o dinheiro para a construção!...

Mas, os navalistas estavam mesmo dispostos a levar de vencida o seu projeto e para isso não recorreram a nenhuma ação naval, preferiram fazê-la em terra, organizando uma vacada na Praça de Touros Carlos Relvas. Um espetáculo cuja receita angariada lhes permitiu fazer face às primeiras despesas do Hangar.

Naquele ano a satisfação foi bem mais completa porquanto lhes foi dado conhecimento que no dia 13 de agosto o Ministro da Marinha tinha aprovado os Estatutos do Clube.

Em 1922 como parte integrante das comemorações do aniversário do Naval, de novo os seus sócios e demais amigos voltam à Praça de Touros Carlos Relvas, desta vez não para uma vacada, mas para espetáculo mais a sério, uma tourada! De novo a receita de bilheteira, agora mais substancial, reverte a favor da construção da fase final do hangar.

Quatro anos depois do seu nascimento e o Clube Naval Setubalense já era uma entidade reconhecida e respeitada sendo então anfitriã do Campeonato Nacional de Remo, evento que contou com o decisivo apoio da Câmara Municipal. Este acontecimento desportivo foi de tal forma importante que contou com a presença do próprio Presidente da República de Portugal.

Rui Canas Gaspar

2014-abril-22

Sem comentários:

Enviar um comentário