notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 29 de março de 2014

Setúbal alinda-se com mais obras de arte

Há um ditado popular que reza assim: “Onde todos ajudam nada custa” pensei nesta frase ao  reparar que graças a um conjunto de boas vontades Setúbal tem vindo a embelezar-se com cada vez maior quantidade de peças escultóricas, na via pública, praticamente todas elas oferecidas por mecenas.

Até meados de abril prosseguem as obras de implantação da mais recente obra de arte, que se encontra a ser colocada na rotunda de Monte Belo. Trata-se do “Zéfiro” o vento do oeste, segundo a mitologia grega. E, se repararmos os ferros retorcidos apontam para Este como que soprados pelo forte vento vindo dos lados do Outão, a Oeste da cidade.

A peça é da autoria do escultor plástico Sérgio Vicente e é mais uma oferta à cidade da Fundação Buehler-Brockhaus, a mesma entidade que ofertou as bonitas esculturas que embelezam o Mercado do Livramento, os conjuntos escultóricos junto ao Fórum Luísa Todi e as “sardinhas” colocadas na rotunda das Fontainhas de entre outros apoios.

Se para alguns setubalenses são muito apreciáveis e belas estas obras de arte, para outros as mesmas nem por isso o são. Mas, como os gostos não se discutem, o melhor mesmo é tentar ver o lado positivo da questão e louvar a iniciativa tendente a ir deixando a cidade com um amplo leque de peças escultóricas com as mais diferentes tendências e gostos.

A minha opinião sobre este assunto é bem simples. Prefiro ver a minha cidade  com os seus espaços públicos embelezados por diferentes obras de arte de todas as tendências  do que ver a desertificação dos locais onde agora estão a ser instaladas.

Aguardo com alguma curiosidade o que irá ser feito na maior e mais importante rotunda, cujos trabalhos já se iniciaram, e que substituirá o cruzamento junto ao Jumbo.

Por se tratar da principal entrada na cidade estou em crer que aqui irá nascer neste enorme e movimentado espaço um obra arquitetónica de grandes dimensões adequada ao “hall de entrada” de uma das mais belas, senão a mais bela cidade de Portugal, Setúbal!

Rui Canas Gaspar

2014-março-29

Sem comentários:

Enviar um comentário