notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 28 de março de 2014

O RAPAZ DOS PASSARINHOS

Foi hoje, numa manhã de aguaceiros, pelas 11,00 horas, dia 28 de março de 2014, descerrada a placa que assinala a inauguração da enorme e bonita obra de arte que embeleza o Largo José Afonso.

Quinze minutos antes da hora agendada para a inauguração, ainda a placa comemorativa se encontrava a ser fixada como mandam as “boas normas” portuguesas…

A obra “O Rapaz dos Passarinhos” é uma pintura com 20 metros de altura reproduzindo uma foto de Vicente Inácio Martins, atualmente com 91 anos, captada pelo mestre fotógrafo setubalense Américo Ribeiro e agora artisticamente reproduzida pelo artista Odeith.

De salientar que esta obra de arte insere-se no projeto “Arte em Toda a Parte” patrocinada pelo grupo Auchan entidade que no decurso das obras do novo centro comercial Alegro tem apoiado outras iniciativas do mesmo tipo no concelho de Setúbal.

Na cerimónia de inauguração que contou com a presença de Vicente Martins, o modelo; de Odeith, o pintor; de Mário Costa, diretor-geral da Immochan e de Maria das Dores Meira, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal pudemos ainda ver vários setubalenses bem conhecidos que não quiseram perder a oportunidade de verem bem de perto e de contatarem com o “rapaz dos passarinhos” a figura central deste evento.

Esta será certamente uma das obras que mais irá ser fotografada na cidade sadina, atendendo à sua beleza e dimensões, não passando por isso despercebida quer aos setubalenses, quer aos visitantes da cidade do Rio Azul.



Rui Canas Gaspar
2014-março-28

1 comentário:

  1. Os meus caros compatriotas setubalenses - entre os quais me encontro - que me perdoem mas isto é um trabalho magnífico com uma execução impecável mas a ideia de representar esta figura é muito infeliz. Não que o Senhor não o mereça, longe disso.

    Invoca outros tempos piores do que os actuais mas talvez tenha a vantagem de os tentar projectar num futuro próximo que os (gov...) tipos que nós elegemos democraticamente estão a tentar recrear de novo com sucesso.

    Depois, trata-se de um valente golpe publicitário do grupo Auchan/Allegro com a participação activa da Camara Municipal. Grande lata.

    Deplorável. Só neste país de facto.

    ResponderEliminar