notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A gente altruísta de Setúbal

É curioso notar que mesmo em tempos de crise aguda como aquela  que atravessamos há sempre gente que rema contra a maré do desânimo, do derrotismo e do “bota-baixismo”.

São muitos e variados os exemplos de pessoas que não baixam os braços e estão sempre dispostas a meter mãos à obra de forma altruísta, colocando o egoísmo de parte.

Quero aqui referir dois exemplos sintomáticos daquilo que acabo de afirmar.

No primeiro dia deste ano de janeiro de 2014 constatei logo pela manhã que uma das duas estátuas de buda colocadas em outros tantos nichos naquele que foi o “Buda Bar” localizado na Avenida Portela, encontrava-se partida no chão, por ter sido vandalizada, tal como a coluna que a sustentava.

Também publiquei aqui  uma pequena reportagem mostrando o estado confrangedor em que se encontra um dos Passos de Setúbal, a capelinha dedicada a São Marçal, patrono dos bombeiros.

Agora, poucos dias passados sobre estas ocorrências constato o seguinte: 

Embora o “Buda Bar” se encontre fechado e as suas paredes e porta estupidamente grafitadas, o facto é que uma nova estátua foi de novo colocada (não sei por quem)  no local onde a outra se encontrava.

Quanto à capelinha dedicada a São Marçal, um setubalense, homem de Troino,  está já a diligenciar no sentido de voluntariamente assumir as necessárias reparações de forma a que aquele local se possa apresentar de forma condigna como sempre o conhecemos.

Aqui estão dois bons exemplos de que em Setúbal há gente que não só ama a sua terra, mas mais do que isso, está sempre disposta a deitar mãos à obra de forma dinâmica e voluntariosa.


Rui Canas Gaspar

2014-janeiro-21

Sem comentários:

Enviar um comentário